Nova vitória em processo referente ao segmento de bares e restaurantes.

12 de janeiro de 2021
Autor cbp.adv

Novas vitórias em Ações Judiciais consolidam entendimento sobre a escala de folga aos domingos estabelecida em Convenção Coletiva para bares, restaurantes e buffets.

Em sede de Sentença o Juiz do Trabalho de Fortaleza Antônio Celio Martins Timbó Costa reconheceu que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é instrumento apto a estabelecer a sistemática do referido repouso semanal remunerado. 
O caso:

O restaurante cliente do escritório Coelho Bessa & Peixoto Advogados foi autuado no ano de 2014 pelo Ministério do Trabalho e Emprego por supostamente desobedecer a escala de folgas da categoria. De acordo com o órgão de fiscalização, a empresa deveria conceder uma folga extra, aos domingos, a cada três semanas, como no comércio em geral, ignorando a escala prevista na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Em sede de defesa administrativa, as razões da empresa não foram reconhecidas pelo órgão fiscalizador, motivando o ajuizamento da Ação Anulatória na Justiça do Trabalho, que invalidou por completo o Auto de Infração. 

A decisão ainda é passível de Recurso, mas o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 7ª Região (Ceará), também em Ações patrocinadas pelo escritório, são no sentido da manutenção escala da CCT.

Registra-se que esta Ação ataca autuação com base na CCT então vigente (2013/2014), ou seja, anterior à reforma trabalhista, que ampliou o poder de negociação da escala de folgas, de forma que o precedente continua a se sedimentar de forma favorável ao setor de bares e restaurantes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Regulamentação de DPO: O Essencial para Empresas

Nova Regulamentação de DPO: O Essencial para Empresas

A figura do ‘Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais’ (também conhecido como DPO - Data Protection Officer) costuma despertar certo estranhamento num primeiro contato com as normas de proteção de dados. É que, diferentemente do ‘Controlador’ e do ‘Titular’ - que...

Orientações para os médicos oftalmologistas

Orientações para os médicos oftalmologistas

No último dia 11 de março de 2024 entrou em vigor a Resolução n° 2336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estabelece novas regras para a publicidade médica em todo o Brasil. Conhecer as novas normas fixadas pelo CFM torna-se essencial para que os médicos...

A Nova Lei do PERSE

A Nova Lei do PERSE

Quem vem acompanhando a leitura desta coluna pode imaginar que estou sendo repetitivo ao tratar das mudanças súbitas na legislação brasileira, mas, dada a relevância do tema, precisamos conversar sobre mais uma alteração na lei do PERSE, o Programa Emergencial de...

Reforma Tributária – 2023

Reforma Tributária – 2023

A Reforma Tributária, aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 07/07 por meio de Proposta de Emenda Constitucional n° 45/2023, ainda seguirá para o Senado, mas já apresenta uma base de como devem ficar as modificações. Nesta primeira etapa, o foco está nos...